- 9 de janeiro de 2020
A Musicalização na Educação Infantil
Por Elaine Teotônio
A música tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, linguístico e sócioafetivo, tornando-se assim uma grande aliada no processo de aprendizagem.
A musicalização na educação infantil ajuda a melhorar a sensibilidade, desenvolve criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, além de promover consciência corporal, movimentação e hábitos saudáveis. Aplicando a música em grupos é possível trabalhar a socialização e afetividade estimulando o respeito ao próximo, trabalho em grupo, como também o protagonismo favorecendo assim a autoestima e confiança da criança.
A Escola Florescer utilizará um repertório musical estimulando o canto, gestos, danças, coreografias, valores culturais e conhecimento através das letras e conceitos das músicas que serão cuidadosamente escolhidas. Como também trabalhará com a construção de instrumentos percussivos e iniciação de ritmos, atuando tanto no individual e principalmente em grupo, com intuito de promover os benefícios acima citados.