- 20 de setembro de 2019
O brincar heurístico – brinquedos da natureza
Heurístico vem da palavra grega “eureca”, que significa descoberta, alcançara compreensão de algo. A partir desse brincar mais simples, livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo e identifica novas funções para o objeto explorado.
Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações e curiosidades.
A proposta da Escola Florescer é reunir vários materiais encontrados na natureza, principalmente no chão, para que as crianças possam ter livre acesso à um acervo rico, que incentive o brincar autônomo e criativo. Alguns exemplos desses materiais são: folhas, sementes, frutos, gravetos e recursos que a natureza nos oferece diariamente
Com esse material descoberto a criança inventa sua forma de brincar, cria novos significados para os objetos. Dessa forma, o brincar se torna mais inventivo, mais intenso e criativo.
Essas atividades de exploração e tateamento, aumentam a capacidade de concentração e de sensibilidade, desenvolvem o raciocínio lógico, ampliam a imaginação e a capacidade das crianças de interagir, de brincar e de manusear estes objetos.