- 19 de maio de 2020
Grissini integral de gergelim
Certamente, a cozinha é um dos lugares mais frequentados nessa quarentena. Devemos fazer bom uso dela, para não cairmos em armadilhas de consumo excessivo e nos arrependermos depois. Para isso, ter em casa alimentos que fazem bem para saúde, principalmente naqueles horários em que a vontade seria de abrir um pacote de algo cheio de açúcar e gordura (que ativa nossas papilas gustativas e se tornam viciantes) é a melhor saída!
Trago outra dica também: avalie se está próximo do horário da refeição a ser feita, caso contrário, ou você não se alimentou bem na refeição passada e a fome realmente chegou mais cedo, ou não é fome, é só vontade de comer. E aqui, neste último caso, vale refletir o papel da comida frente à emoção do momento (ócio, cansaço, tristeza, alegria) e redirecionar a mente para outra atividade. No caso das crianças, é válido conversar sobre o sentimento do momento e ressignifica-lo, conduzindo-as logo após para uma brincadeira, outro ambiente, enfim, outro foco de atenção.
Mas a cozinha pode ser vista com outros olhos, por exemplo, na execução de receitas deliciosas em parceria dos nossos pequenos. Hoje envio para vocês uma outra receitinha que as crianças amam na escola: o grissini. É um palitinho que faz parte do lanche para compor o grupo dos cereais, podemos servir junto com pastinha de grão de bico, requeijão caseiro, além de uma fruta da época.
Esta receita exige muitas competências e é sensacional para estimular as crianças em diversas idades, como: aprimorar conceitos matemáticos ao medir os ingredientes; estimular o sensorial ao mexer a massa com a mão; exercitar a paciência ao esperar a massa crescer; repertório de linguagem ao contar sobre o processo da receita; bem como compreender os valores nutricionais e afetivos de uma preparação realizada em casa versus a compra de um produto industrializado. Puxa, são muitos aprendizados!!
Vamos nessa?
Grissini integral de gergelim
INGREDIENTES
10g de fermento biológico seco (1 sachê)
1 copo de água morna
2 colheres de café de açúcar
300g de farinha de trigo integral
200g de farinha de trigo comum ou outra farinha de sua preferência
2 colheres de sobremesa de sal
4 colheres de sopa de azeite
Gergelim a gosto
MODO DE PREPARO
Misture em um copo a água morna, o fermento e o açúcar. Deixe fermentar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, unir essa mistura nas farinhas, sal e gergelim em uma vasilha. Por último, colocar o azeite e sovar bem a massa. Cubra a vasilha com um filme plástico e deixe dobrar de volume por cerca de 40 minutos. Divida essa massa em 3 partes iguais e abra cada uma com rolo. Corte em fatias finas e enrole cada uma com a mão fazendo “minhoquinhas”. Passe azeite nas mãos e passe pelas tirinhas. Coloque em uma bandeja e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC até dourar. Virar no meio do tempo para dourar dos dois lados.