- 12 de maio de 2020
Podemos deixar eles fazerem sozinhos?
O tempo parece ser o maior inimigo nos últimos tempos, mas também pode ser a maior desculpa para deixar de fazer algo. O fato é que muitas vezes nem nos damos conta do que estamos deixando de estimular nas crianças por conta de tempo. É mais fácil o adulto fazer, é mais rápido! E assim, ganhamos ou empatamos a corrida com o relógio. E o que deixamos para trás? Deixamos a oportunidade de estimular a autonomia das crianças, o seu senso de independência, capacidade e responsabilidade de cuidar de si mesmo.
Quando damos autonomia às crianças, oferecemos uma porção de aprendizados: a responsabilidade, a confiança e a auto estima.
Por isso, a importância de permitir tarefas que ajudam as crianças a demonstrar suas habilidades e o valor do seu esforço. Colocar, recolher, guardar, tirar, desatar, amarrar tênis e vestir roupas, tomar banho, comer sozinho ou colocar a mesa, são ações que ajudarão as crianças a se situar no espaço em que vivem; e a se sentirem participantes do meio em que vivem.
Então devemos à eles a oportunidade de experimentar, de errar, de falhar ou acertar, e tudo isso leva um tempo de acordo com a idade e a capacidade de aprendizado de cada criança.
Agora, qual é a pequena atividade que você pode deixar ele fazer sozinho?
Daniela Borba – Professora do Maternal I