- 28 de fevereiro de 2020
O melhor Convidado da Mesa!
Inicio convidando vocês papais para refletirem sobre o ato de comer. Segundo o dicionário, comer é ingerir algum alimento, levando à boca e engolindo. Mas será tão simples assim? Muitos mecanismos estão ligados com esta ação, aparentemente tão corriqueira de ser executada, entre eles, habilidades motora, fisiológicas, sensoriais, psicológicas e ambientais. Para cada uma dessas questões que não funcione de maneira adequada na criança o comer é dificultado, e uma abordagem diferente deve ser trabalhada. Para isso, é preciso um olhar atento para desvendar estes casos!
Mas, então, o que há de comum em todas essas situações? Nas recusas alimentares, frequentemente, vemos cenários de brigas, choro e chantagem na hora das refeições. Por isso, precisamos parar e refletir: será que meu filho não está querendo me dizer algo com este comportamento? Comer é um ato que deve ser prazeroso, mas para isso é necessário sentir-se confortável. Afinal, quem gosta de comer sob pressão e engolir algo chorando.
Portanto, acredito que deveríamos trazer para mesa um convidado mais do que especial e, arrisco dizer, fundamental para nossas refeições: o sentimento da felicidade. Afinal, mesmo diante das inúmeras dificuldades que possam aparecer, se estivermos em um ambiente de tranquilidade tudo ficará mais leve. Sei que na teoria tudo parece fácil, mas é permitindo que a felicidade chegue à mesa, um local agradável de estar, de boas conversas com a família, de interação social, de ver as pessoas comendo uma comida gostosa e cheirosa, que aproximaremos a criança do alimento. Diante de bons e constantes estímulos, o comer por prazer e com conforto começa a aparecer!
Um abraço carinhoso,
Ana Novaes
Nutricionista materno infantil
CRN3-24849