- 17 de janeiro de 2020
A Capoeira na educação Infantil
Por Elaine Teotônio
A Capoeira é considerada como: Esporte por proporcionar benefícios motores; Cultura por promover habilidades culturais através da musicalidade e tem reconhecimento de seu Caráter Educacional desenvolvendo assim um importante papel no ensinamento da história do Brasil através do conhecimento de sua própria origem como também através de suas músicas.
A Capoeira é considerada por especialistas uma das atividades físicas mais completas por possuir uma variação de movimentos corporais oportunizando uma vivência de vários aspectos motores, é capaz de promover coordenação, flexibilidade, cuidado e controle do corpo. Por possuir a parte musical melhora a sensibilidade, desenvolve criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção. Por ser uma prática em grupo trabalha a socialização e afetividade estimulando o respeito ao próximo, como o protagonismo favorecendo assim a autoestima e confiança da criança. A capoeira em seu dia a dia trabalha o respeito aos professores e mestres, ampliando assim ao respeito aos mais velhos, fortalecendo o vínculo e respeito familiar.
A Escola Florescer promoverá ao Berçário uma vivência motora utilizando a capoeira como expressão corporal aprimorando assim desde esta idade se estendendo às demais turmas a habilidade motora da criança para que a mesma aprenda a controlar seus músculos e mover-se com desenvoltura podendo também adquirir os benefícios físicos citados acima. Utilizará um repertório musical estimulando o canto, valores culturais e ritmo. Trabalhará de forma lúdica a história do Brasil através da história e das letras das músicas de capoeira. Trabalhará também construção de instrumentos musicais que fazem parte deste Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade.