- 22 de novembro de 2019
Educação Ecossistêmica em prática
A Sustentabilidade é um assunto que está em evidência em todos os setores da sociedade. Há várias discussões que se baseiam nesse conceito, porém precisamos entender qual é o verdadeiro significado da ideia de “desenvolvimento sustentável”. As discussões sobre sustentabilidade, em sua maioria, focam no desenvolvimento econômico, porém, o que precisamos entender é que o principal foco desse conceito é da ação humana. Ou seja, o ser no social, o ser cuja atitude diante do outro é ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.
A Escola Florescer tem como foco a formação da criança em desenvolvimento, acreditamos que todos nós, como indivíduos ou enquanto instituições de ensino, somos potencialmente capazes de favorecer essa educação transformadora.
A carta da Eco Pedagogia, escrita por Paulo Freire, é um dos conceitos norteadores da Pedagogia Ecossistêmica. Um dos principais instrumentos de ensino é a transdisciplinaridade, ou seja, a comunicação entre as disciplinas, e um dos seus principais objetivos é apresentar uma nova visão da Natureza e da Realidade.
Nossa escola, entende a necessidade de atuarmos na convivência com o meio social, com a Natureza e com o indivíduo de uma maneira consciente e qualitativa (o cuidado) a fim de que a realidade criada beneficie toda a comunidade como um sistema vivo e dinâmico.
Os espaços curriculares da Escola Florescer tem a pretensão de extrapolar o arcaico conceito de “Grade Curricular” e propõe a ideia de “Espaços Curriculares”, norteada pelo conceito do “pensar sustentável”, cujo objetivo desses ambientes são desenvolver a relação do aluno com ele mesmo, a relação do aluno com o meio social e a relação do aluno com o meio ambiente.
Dessa forma, antes de pensar em cuidar do meio em que vivemos, iremos colocar em pauta práticas de autocuidado, incentivando os alunos a terem uma escolha saudável em sua alimentação, e explicando a importância da higienização das mãos e dos dentes, por exemplo. Além disso, o núcleo familiar, representando o meio social do aluno, será colocado em constante contato com a escola, através da coletava seletiva que será realizada em casa e trazida para escola.
A visão transdisciplinar é um conceito cuja base é o diálogo, a discussão e o respeito. Os primeiros passos para a atitude pedagógica transdisciplinar sustentável é entender e aprender a conviver com o meio, com a incerteza e com a abertura para questionamentos e discussões. O saber compartilhado, do indivíduo com o meio levando a uma compreensão compartilhada, da vida comum numa única e mesma Terra.